Importação de produtos pode ser um negócio realmente promissor, contudo é necessário preparação e investimento para conseguir fazer o negócio andar. Para isso, muitas vezes é necessário conseguir algum financiamento para importação.
Há quem pense que somente grandes negócios tem o crédito necessário para conseguir financiamentos para investir no próprio negócio de importações. Contudo, se você é um pequeno negócio ou está começando agora, não se desanime, essa opção também está disponível para você.
Quer saber mais sobre essa temática a fim de dar aquele gás em seu negócio? Bem, continue lendo esse texto e aprenda um pouco sobre esse assunto!
DUAS FORMAS DE FINANCIAR O SEU NEGÓCIO DE IMPORTAÇÃO
Existem linhas de financiamento específicas, mas outras mais genéricas, contudo, todas são meios de conseguir o tão sonhado capital para investir no próprio negócio de importação. Bem, sem mais delongas, vamos conhecer os seus nomes.
- Finimp
O Finimp é uma operação de crédito destinada unicamente ao financiamento de importações de produtos e serviços. Por ser algo especifico, traz diversas vantagens para o importador, sendo até mais vantajosa que outras linhas de crédito.
Esse financiamento pode se dar de duas formas: direta e repasse. Na primeira o importado brasileiro tem o serviço diretamente concedido por um banco no exterior, essa transação já foi conhecida como Firce 26. Já a segunda modalidade desse financiamento é feita por intermédio de bancos nacionais, ou seja, o banco exterior abre uma linha de crédito com um banco brasileiro que então repassa para o importador. Esta forma era conhecida como Firce 25.
Essa linha de crédito é muito interessante por apresentar taxa de juro atraente; prazos longos, podendo chegar a até 10 anos; alguns contam com taxas fixas ou variantes de acordo com a taxa LIBOR; possibilidade de financiar 100% da importação – incluindo gastos locais; não é cobrado IOF sobre esse financiamento. Para informações mais completas sobre o Finimp, você pode acessar nosso texto que explica ainda mais sobre como ele funciona.
- Crowdfunding (Financiamento Coletivo)
O Crowdfunding ou financiamento coletivo é uma metodologia de financiamento que bombou nos últimos anos. O objetivo era que startups conseguissem fundos para a sua operacionalização, contudo, os seus usos podem sim ser bastante diversificados incluindo negócios de importação!
Saiba que essa não é uma tarefa tão simples como parece, angariar fundos pode meio de doações de completos desconhecidos requer um ótimo planejamento, até mesmo para conseguir passar a sua ideia através de um projeto indexado na plataforma de escolha.
O primeiro passo é escolher em qual plataforma você irá veicular o seu projeto e que tipo de projeto será. Existem diversas plataformas e tipos de campanha de doação normalmente utilizada por instituições de caridade; recompensa que é quando a empresa promete uma recompensa aos colaboradores; equity crowdfunding onde os colaboradores são considerados investidores; e o debt crowdfunding no qual o dinheiro investido é devolvido com juros.
Se optar por essa metodologia, invista bastante tempo na apresentação do seu projeto, deixe claro os objetivos e prazos a fim de demonstrar que se trata de um investimento sério.
- Microcrédito e outros empréstimos para importação
Uma outra opção pode ser buscar algum programa de crédito junto ao seu banco. Você pode ligar para seu gerente e entender que tipo de crédito tem pré-aprovado em seu banco. Lembre-se de analisar muito bem quais taxas e juros serão cobrados e sem dúvida calcule o total a ser pago de volta para o banco.
Independente da metodologia que você escolha para financiar a sua empresa de importação, procure sempre saber todos os pormenores a fim de evitar surpresas desagradáveis, como, por exemplos, juros abusivos ou cancelamento do projeto na metade do caminho.
Gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso blog para mais novidades!