Rivalidade entre Brasil e Argentina? Não quando o assunto é comércio exterior. Enquanto os hermanos são o nosso 3º maior parceiro comercial, o Brasil é o principal da Argentina.
A parceria foi firmada e regularizada em abril de 1997, pelos presidentes da época, Carlos Menem e Fernando Henrique Cardoso.
O que exportamos?
Automóveis (incluindo partes e peças); papel e cartão; veículos rodoviários; pneus de borracha; minério de ferro; máquinas agrícolas; etc.
O que importamos?
Produtos lácteos; trigo; automóveis para transporte de mercadorias; cereais; legumes raízes e tubérculos; motores de pistão; etc.
Economia
Apesar de toda a crise que os nossos hermanos têm enfrentado, a economia do país encontra-se com índices de inflação moderada, recuperando os investimentos com recordes de superávit comercial.
Fato
A Argentina estando forte economicamente reflete no impulsionamento comercial do nosso país, e o Brasil com poder econômico resulta em diversas vantagens para os negócios dos argentinos. É um acordo bilateral de extrema importância para ambas as nações!
Curiosidades
- Os dois países representam 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% do PIB.
- A parceria abrange segmentos, como: economia, educação, cultura, turismo, tecnologia, entre outros
- Na década de 70, ocorreu uma briga entre as nações por conta de projetos hidrelétricos da Bacia do Paraná. O desentendimento durou 10 anos, até a assinatura do Acordo de Cooperação, que gerou a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares.
- Política: a Argentina é o principal parceiro do Brasil.
Obrigado por ler!
Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.