Transportar mercadorias em segurança e garantir a entrega ao cliente final é uma tarefa árdua. O setor logístico precisa ter um planejamento e infraestrutura alinhados, pois há muita responsabilidade envolvida:
- Centralizar e padronizar operações
- Reduzir custos e chances de erros
- Realizar entregas no menor tempo possível
- Controlar o percurso de entrega e/ou recebimento de mercadorias
- Conquistar credibilidade e confiança dos clientes
- Bater metas definidas pela empresa
- Melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores
- Fazer transações comerciais mais rentáveis
A logística é fundamental para o fluxo do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica, com muita pesquisa e organização, disponibilizando métodos de trabalho do início do processo à entrega final.
Conheça a Metodologia Just-in-Time
Uma inovação logística que tem como foco reduzir o tempo de produção e estoque de produtos, e também melhorar a qualidade dessas mercadorias. Outro ponto importante é que a metodologia permite que seja fornecida a flexibilidade necessária para que o andamento / ritmo das demandas seja acompanhado.
Just-in-time, ou hora certa, procura colaborar no processo logístico a partir do momento em que o pedido é feito, para que ele seja produzido com material que há em estoque e não haja necessidade de solicitar mais matérias. Isso vai diminuir as chances de produtos em excesso no estoque e também não terá produtos em demasia.
3 países com excelentes logísticas
Alemanha: o país europeu é referência internacional quando o assunto é qualidade de infraestrutura e tecnologia. Além disso, possui uma qualidade rodoviária impressionante, com pouco mais de 12.000 km de estradas que estão entre as melhores do mundo.
Holanda: conhecido como uma das principais portas de entrada da europa, tem no Porto de Rotterdam o seu ponto de passagem principal. Para você ter uma noção da importância, lá são atendidos cerca de 160 milhões de clientes por ano. É praticamente metade do que atende toda a União Europeia.
Singapura: país campeão nos termos logística relacionados ao continente asiático com números surpreendentes. O porto do país está conectado internacionalmente com outros 600 de todo o planeta.
A logística nacional
Assim como a logística internacional, a brasileira é de extrema importância para o dia a dia das nossas empresas. Desde o início da pandemia, em 2020, a alta demanda de entregas em território nacional, via e-commerce, fez com que o setor aumentasse.
Porém, infraestrutura de pouca qualidade e a escassez de investimentos acabam prejudicando o bom andamento do nosso setor logístico. Mesmo com ações do governo federal, o país não evoluiu muito no que se refere à melhoria da infraestrutura, diminuindo a eficiência das empresas.
Algumas das adversidades existentes na logística no Brasil precisam de colaboração do governo. É necessária a mobilização para otimizar os serviços, garantindo melhorias possíveis para o cotidiano do sistema de transportes.
Obrigado por ler!
Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.